Com a Facilitação de Diálogos, nossos profissionais atuarão de forma preventiva, naquelas situações em que paciente ou outros dos envolvidos em seus cuidados – familiares ou profissionais de saúde – interagem, no dia a dia, de uma forma que pareça não estar funcionando.
Utilizando de competências técnicas específicas, eles poderão colaborar para que as interações com a equipe de profissionais de saúde ou entre os próprios familiares possam fluir de forma empática, garantindo a participação de todos nas tomadas de decisão quanto aos cuidados que serão ofertados, visando, com isso, contribuir para que o trabalho oferecido resulte em um cuidado efetivo de qualidade.
Criam-se assim, os diálogos produtivos que possuem características próprias que possibilitam falar, ser ouvido e ter seu ponto de vista legitimado e tomado como objeto de consideração. São produtivos os diálogos que incluem esses três elementos e que têm como resultado prevenir o surgimento de conflitos e possibilitar a construção compartilhada de soluções.
Contribuir para que a comunicação, nas relações interpessoais entre profissionais de saúde, seus pacientes e familiares, é uma forma a promover a confiança, troca de informações e participação de todos na tomada de decisões quanto aos cuidados a serem dedicados a esses pacientes.