A equipe multidisciplinar da Meta Diálogos tem experiência técnica para trabalhar com você e sua família, e com todos os envolvidos no processo de cuidados do paciente, a fim de auxiliar no mais curto espaço de tempo, a abertura de caminhos e possibilidades de diálogo, onde antes pareciam não existir.
O objetivo de nosso trabalho é criar um espaço de diálogo e respeito, o que permite que soluções sejam encontradas para resolução positiva do conflito.
As famílias são atendidas por uma equipe composta de duas mediadoras, podendo o atendimento ser presencial ou on-line. O atendimento em dupla, proposto pela Meta Diálogos, traz o diferencial da equipe multidisciplinar, o que amplia as vantagens para o paciente, beneficiado que fica por uma atenção completa e pela maior sincronia que se reflete na equipe de cuidados.
O procedimento de Mediação envolve uma média de 5 a 6 encontros. Valendo-se de ferramentas da comunicação para facilitar o diálogo entre as partes envolvidas num conflito, as mediadoras conduzem o procedimento a partir dos seguintes princípios:
(I) voluntariedade das partes para participar do procedimento;
(II) autonomia das vontades;
(III) confidencialidade dos mediadores;
(IV) imparcialidade dos mediadores;
(V) equilíbrio no tratamento com os participantes e
(VI) protagonismo das partes.
Cada reunião de mediação tem a duração de aproximadamente uma hora e meia. As sessões de mediação são conduzidas para ocorrer num ambiente de respeito, diálogo e escuta ativa.
As mediadoras não sugerem soluções. Estas irão aparecer no decorrer do processo conforme as partes vão construindo e planejando a melhor solução para elas e conforme o caso em si. Tudo é feito com cuidado para que todos participem de forma equilibrada e atenta sendo o papel das mediadoras auxiliar na identificação de interesses comuns, visando à construção de acordos pautados no consenso e no benefício mútuo.
A mediação pode ser encerrada a qualquer momento pelas partes, com ou sem acordo. O acordo, se houver, será construído pelos participantes, o que aumenta o comprometimento de todos, pois são as partes quem formulam as soluções, mutuamente aceitáveis, e que contribuem para a reorganização da vida pessoal e familiar.
Assim sendo, a Mediação é um método voltado ao cuidado de si e do outro, das relações humanas e das comunicações familiares. Pode acontecer de forma ampla em qualquer conflito que envolva a família, entre dois ou entre diversos integrantes que participam das relações de cuidado com o paciente, e é fundamentalmente um instrumento para ser aperfeiçoada a convivência com qualidade de vida.